0


Esse vídeo mostra um polarizador em frente a uma tela de cristal líquido (LCD).
Os primeiros displays de cristal líquido eram monocromáticos, ou eles deixavam a luz passar (branco) ou não(preto). Entender o funcionamento dessas primeiras telas é mais fácil do que o das telas coloridas mais comuns hoje em dia, por isso ela vai ser usada como exemplo:
Resumidamente, a tela de cristal líquido é um sanduíche composto por um polarizador, o cristal líquido distribuído em células e outro polarizador.
Quando a luz não polarizada passa pelo primeiro polarizador ela se torna polarizada, se o campo elétrico aplicado a uma das células do cristal líquido for zero ele não faz nada com a luz, e ela passa pelo segundo polarizador. Já, se for aplicado um campo elétrico em uma das células do display de cristal líquido ele vai mudar a polarização da luz e o segundo polarizador impede a passagem, veremos então um ponto preto na tela.
Os monitores coloridos de cristal líquido, usados em celulares e em computadores, possuem tipos diferentes de cristal para cada pixel. Combinações de azul, vermelho e verde nos permitem enxergar todas as cores.
Os monitores de cristal líquido possuem vantagens e desvantagens. A primeira vantagem é economia de energia e de espaço, pois consomem bem menos energia. Suas telas são muito menores comparadas com os monitores convencionais de CRT.
A desvantagem é que quando olhado de lado as cores sofrem uma pequena distorção, pois a polarização do cristal líquido é diferente para ângulos extremos.
Um polarizador colocado em frente a um monitor de cristal líquido permitirá apenas a passagem da luz polarizada na mesma direção dele. É esse o efeito que vemos no vídeo.
Para faze o mesmo em casa é só retirar a película polarizadora de um relógio digital quebrado e posicionar em frente a um monitor de cristal líquido.
Com essa película podemos evidenciar vários outros fenômenos como, por exemplo, o ângulo de Brewster. Toda luz refletida por uma superfície não condutora, como a água, vai ser totalmente polarizada para certo ângulo. Esse ângulo é chamado de ângulo de Brewster.
Óculos de pesca possuem polarizadores para evitar que o reflexo da luz do sol na água atinjam seus olhos.

Postar um comentário

 
Top