1


A ponte de Tacoma foi inaugurada em primeiro de julho de 1940 no estado americano de Washington e entrou em colapso no dia sete de novembro do mesmo ano.
A primeira explicação que encontrei sobre esse vídeo foi que o vento fez os cabos de aço que sustentavam a ponte vibrar. O restante da ponte começou a vibrar junto, aumentando a amplitude mais e mais, num fenômeno chamado ressonância.
Porém recentemente tive acesso a vários tópicos falando que o que causou o desastre não foi a ressonância, mas sim um outro tipo de fenômeno chamado trepidação aeroelástica ou ressonância aeroelástica, onde forças aerodinâmicas (nome bonito pra vento) acoplam com o modo de vibração natural de um certo objeto causando um movimento periódico rápido e destrutivo. Vejam o vídeo abaixo:

Esse fenômeno é muito comum em aviões, mas pode ocorrer em estruturas fixas como a ponte mostrada. De qualquer forma ressonância é uma simplificação didática útil e não está errada, é apenas uma generalização para um problema mais complexo. Para saber mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Galloping_Gertie#Collapse

Postar um comentário

Anônimo disse... 4 de dezembro de 2011 às 18:12

nossa incrivel .... mas eu tenho uma pergunta , ressonancia já aconteceu no brasil?

 
Top