47
O ácido sulfúrico concentrado é capaz de desidratar o açúcar, isso é, ele consegue retirar água da molécula de açúcar (sacarose) sobrando apenas o carvão (carbono) de acordo com a equação:
C12H22O11(s) → 12 C(s) + 11 H2O(aq).
Esse processo é exotérmico e além de calor libera vapores tóxicos, portanto deve ser feito por pessoas que conheçam as normas de segurança e em um local próprio, capela (exaustor) ou lugar bem arejado.


Postar um comentário

Fern@ndo Sen@ disse... 5 de setembro de 2009 às 08:43

Oi via a postagem da experiencia do acido sulfurico concentrado e açucar gostaria de saber se pra realizar essa experiencia prescisa apenas desses dois itens???

Ciência Tube disse... 5 de setembro de 2009 às 14:11

Oi Fernando!
Antes de fazer o experimento peça ajuda para seu professor de química.
O ácido sulfúrico é muito perigoso, pode provocar acidentes graves(queimaduras, cegueira, etc..).
A reação é bastante exotérmica(libera muito calor) e se feita em um recipiente inadequado pode derreter ou quebrar o recipiente se não for de vidro pirex.
Os vapores liberados tbm são bastante toxicos e em contato com água de seus olhos e pulmões se transforma em ácido sulfurico em seu corpo.
Por isso repito mais uma vez, peça ajuda para seu professor de química antes de fazer o experimento!
Abraços

Fern@ndo Sen@ disse... 8 de setembro de 2009 às 17:30

Marcus Saraiva,obrigado por ter respondido minha mensagem,vc ajudou a exclarecer alguns pontos dessa experiencia na qual eu não tava entendendo.Só pra finalizar,eu gostaria de saber,se eu usar o açucar cristal e o acido sulfurico concentrado(apenas)da a reação do carvão?
Já assisti seu video umas par de vezes e nele aparece o acido no becker e coloca açucar,certo?
Mas como atraz tem dois potes brancos um seria o acido e outro eu não sei,penso q além desses dois componentes deve-se adicionar algo a mais.
Poderia me exclarecer essa duvida?

Ciência Tube disse... 8 de setembro de 2009 às 19:55

Sim é somente acucar e acido sulfúrico. Dependendo da concentração do ácido pode demorar um pouco mais que mostrado no vídeo, mas o efeito final é o mesmo.

Bom experimento e mais uma vez: tome muito cuidado e peça ajuda do seu professor.

Fern@ndo Sen@ disse... 8 de setembro de 2009 às 23:09

A sim obrigado pela dicar Marcus,vou realizar essa experiência em laboratório dia 14/09/09,todos os materiais utilizados(e de segurança)já estão conseguidos,qro uma experiência rapida porque tenhu 20 minutos apenas,mais ou menos quantos de açucar e acido sulfurico vc utilizou em seu video?
Abraços...

Ciência Tube disse... 9 de setembro de 2009 às 00:15

Pode usar 100g de açúcar e despejar ácido até que todo o acucar fique enxarcado, mas sem sobrar ácido. Em aproximadamente 5 minutos todo o acucar ja se desidratou e transformou em carvão

Fern@ndo Sen@ disse... 9 de setembro de 2009 às 00:18

Entendi,bom agora é só esperar pra ver né,vc eh quimico?

Ciência Tube disse... 9 de setembro de 2009 às 23:27

Não, sou físico metido a quimico hehe!

Fern@ndo Sen@ disse... 9 de setembro de 2009 às 23:52

mas eh assim que se começa né de pouco a pouco vc vai aprendendo muitas coisas.A minha experiência foi considerada a mais original e está sendo super esperada pra ser realizada em sala,pois poucos sabiam que o acido era capaz de retirar do açucar as moléculas de agua deixando apenas o carbono.
Já tomei todas precausões possivel pra não ter nenhum problema com essa experiencia rsrs...
Abraços

Unknown disse... 29 de setembro de 2009 às 17:22

Marcus, como fica a reação química desse experimento?

Ciência Tube disse... 29 de setembro de 2009 às 18:53

Gabi, a equação está no post!

Anônimo disse... 3 de novembro de 2009 às 16:20

Onde posso conseguir acido sulfurico, por favor!?

Ciência Tube disse... 3 de novembro de 2009 às 20:53

Procure um prof de quimcia que ele te indicará o melhor lugar para comprar em sua cidade.

Anônimo disse... 6 de novembro de 2009 às 13:23

pode ser usado outro acido? de masi facil acesso pra alun os... éé q chegou a epoca da mostra de quimica e o acidop sulfurico é de dificil acesso pra alunos, entendi?

Anônimo disse... 17 de junho de 2010 às 19:12

Como eu posso fazer essa experiência.
Oque eu boto primeiro, tu pode me falar pq eu tenho que fazer uma experiência para a escola, me ajuda...

Ciência Tube disse... 17 de junho de 2010 às 21:42

Mostre o video para seu prof de Qímica, ele vai ter orientar corretamente. O acido sulfurico é muito perigoso, pode provocar queimaduras e até cegueira!
Nunca, mas nunca mesmo use esse acido sem orientações de um adulto.

monicammm disse... 9 de agosto de 2010 às 16:16

Olá!
Gostaria de saber se posso fazer essa experiencia com os alunos tipo dentro de um laboratório em cima de uma bancada, ou precisa estar dentro da capela?
Obrigada!

Ciência Tube disse... 9 de agosto de 2010 às 21:45

Oi Mônica!
O ideal é dentro de uma capela, contudo se for impossivel faça em um lugar arejado, de preferencia fora da sal de aula com os alunos afastados.
Eu ja fiz fora da capela e não tive problemas. Faça antes dos aluns estarem presentes e verifique a quantidade de gases liberados.

Abraços

Brenda disse... 11 de novembro de 2010 às 11:42

Oi Marcus, primeiro queria dizer mt obg, pois adorei a experiência e sua atenção com os visitantes do blog ;D enfim, tenho que fazer uma experiência de ligação quimica, sem usar fogo , Já tenho Uma da gilete e umas outras, então queria saber se você pode me ajudar e postar algumas ? Desde já Obrigada
Por : Brenda

Aprendiz disse... 21 de novembro de 2010 às 02:52

Ola Marcus, interssantissimo essa expriencia - assim como todo seu blog ! Eu gostaria de saber se daria pra aproveitar o carvao resultante pra assar uma carne - tipo um churrasquinho e talz ....hehehhe... valeu e um abraco !

Ciência Tube disse... 21 de novembro de 2010 às 11:44

Ao menos que vc goste de picanha com residuos de acido sulfurico, não acho uma boa idéia! hehe

Anônimo disse... 19 de janeiro de 2011 às 09:50

Olá Marcus.
Uma dúvida: pode-se usar o Ácido de uma bateria velha de carro?
Abraço.

Ciência Tube disse... 20 de janeiro de 2011 às 20:51

Talvez funcione, nunca testei.
pode demorar um pouco mais para a reação acontecer.
Se fizer o teste, filme e mande pra eu colocar aqui no ciencia tbe.

Abraços

Janisvani Coringa disse... 2 de agosto de 2011 às 18:36

Oi Marcos, estou prestes a realizar essa experiência em um experimento no laboratório da escola. Você acha que tem algum problema ser realizado no laboratório da escola?
Gostaria de saber também qual o recipiente apropriado para realizar a experiência !

Ciência Tube disse... 3 de agosto de 2011 às 12:19

Oi Janisvane!
Não é aconselhável fazer esse experimento em lugares fechados. Se não possuir uma capela no laboratório de sua escola sugiro que faça o experimento ao ar livre, com vento contra.
Use um bequer pirex que resita ao calor que será liberado pela reação, que é extremamente exotérmica. Sugiro que faça o experimento antes, sem a presença dos alunos, para avaliar se é possível ou não de ser realizado!
Abraços
Marcus

Arlindo Serapa disse... 16 de agosto de 2011 às 23:38

Sabemos que a sacarose é um dissacarídeo.Essa ação ocorre por conta da aldohexose ou pela cetohexose ou é uma ação simultânea?
Vou realizar essa experiência numa capela no laboratório da escola.
Achei bastante interessante.
O Açúcar mascavo pode ser utilizado?

16 de agosto de 2001

Arlindo Serpa disse... 17 de agosto de 2011 às 00:03

Achei muito legal essa experiência e vou tentar realizá-la no laboratório.
Posso utilizar açúcar mascavo ou aquele bem mais claro? Um um outro ácido concentrado agiria da mesma maneira?

arr_serpa18@hotmail.com

monicammm disse... 16 de setembro de 2011 às 18:59

Olá!
Gostaria de saber o que fazer com o resíduo (C) que fica no pirex? Posso descartá-lo em lixo comum? Obrigada!

monicammm disse... 16 de setembro de 2011 às 19:03

Olá!
Gostaria de saber o que fazer com o resíduo (C) que fica no pirex? Posso descartá-lo em lixo comum? Obrigada!

caroline disse... 5 de dezembro de 2011 às 12:47

como posso fazer um balão encher? é urgente!!!!!!!!!! adorei seu blog

Unknown disse... 21 de agosto de 2012 às 14:36

Olá eu realizei essa experiencia na escola com meus colegas, utilizamos todo conteudo d forma correta mas o vapor que sai do recipiente nos fez tocir e deu muita dor de cabeça. será q futuramente isso pode causar algo grave?

Ciência Tube disse... 21 de agosto de 2012 às 19:38

Paulo Henrique Evangelista,

Sempre ressalvo que as medidas de segurança devem ser tomadas e que é preciso de ajuda de um professor que saiba o que está fazendo. No post ressalto que gases tóxicos são exalados e que este experimento deve ser realizado em uma capela.
Se estiver se sentindo mal procure um médico urgente e conte a ele o que aconteceu. Sugiro também que peça orientações ao seu professor.



Gabriel disse... 22 de agosto de 2012 às 16:40

caro amigo... me desculpe lhe perguntar mas ... fiquei interessado nesse experimento e vi aqui em meu livro de quimica que a parte vapor da reação seria agua em estado gasoso... gostaria de saber se a informação procede... pois minha ideia seria condensá-lo e dar alguma utilidade a esse gás...obrigado

Ciência Tube disse... 22 de agosto de 2012 às 17:56

Gabriel,

Antes de tudo, Cuidado, Muito CUIDADO! Peça ajuda a um professor de química, ele saberá as medidas de segurança que devem ser adotadas!

Na equação química sim, contudo durante a reação uma grande quantidade de calor é liberada criando, além de vapor de água vapores derivados do ácido sulfúrico. Por isso deve-se fazer esta experiência em uma capela.
Resumindo, não é recomendado usar este vapor, pode ser extremamente ácido e agressivo ao organismo!

Anônimo disse... 8 de novembro de 2012 às 21:36

olá, queria saber se posso colocar um termômetro no frasco durante a reação para ver a mudança de temperatura? obrigado

Ciência Tube disse... 9 de novembro de 2012 às 10:13

Pode, desde que seja um termômetro próprio, com escala apropriada. Se colocar um termômetro clinico, destes usados para medir a temperatura corporal, vai estragar o termômetro.

Unknown disse... 30 de novembro de 2012 às 21:19

Oi... Quero fazer a experiência com a ajuda do meu professor de química mas, não sei onde posso conseguir o ácido sulfúrico. A água de bateria pode servir e ter o mesmo resultado.
Por favor me ajuuuuude!!!!

Ciência Tube disse... 3 de dezembro de 2012 às 18:42

Ana Cláudia,
Não tente realizar esta experiência sozinha, seu prof. de química saberá quais materiais podem ser usados.

Anônimo disse... 26 de março de 2013 às 16:45

ola eu e meu amigo criamos pedra com base em uma outra formula , uma pedra super resistente , e que ao entrar em contato com agua fica quente

Ciência Tube disse... 26 de março de 2013 às 18:05

Acho que vcs estão falando do carbureto, veja:

http://cienciatube.blogspot.com.br/2009/02/gelo-inflamavel.html


http://cienciatube.blogspot.com.br/2012/08/pedra-carbureto-agua-fogo.html

Anônimo disse... 7 de abril de 2013 às 15:20

Oi Marcus Saraiva,depois de fazer essa experiencia pode colocar no lixo ou é perigoso?Obrigada.

Ciência Tube disse... 8 de abril de 2013 às 17:03

Neutraliza com um base que pode sim.

Luan disse... 23 de setembro de 2013 às 19:31

Marcus Saraiva, Eu quero fazer isso na minha feira de ciencias, Mais tbm tem que falar por que isso acontece. Me fala ai Por que isso acontece ?

Anônimo disse... 17 de outubro de 2013 às 20:30

Marcus saraiva se usarmos o ácido sulfurico normal dará certo outem q ser so o concentrado

Unknown disse... 27 de outubro de 2016 às 20:22

O que ocorre reação entre ácido sulfúrico e sacarose

Anônimo disse... 5 de fevereiro de 2017 às 13:28

Sabes me dizer se esta reação tbm é uma desnaturalizaçao ?

Unknown disse... 17 de fevereiro de 2020 às 13:12

olá boa tarde, gostaria de saber se somente depois da obtenção desse carvão ele é um carvão ativado? se não como faço para ele virar um?

 
Top