5


A supercondutividade é um fenômeno primeiramente observado em materiais a baixíssimas temperaturas, próximo de zero kelvin. Porém no século vinte foram descobertos novos materiais que se tornam supercondutores a temperaturas um pouco mais elevadas, próximo de 90 K, ou seja, menos 183 graus Celsius. Apesar de ainda ser uma temperatura extremamente baixa, pode ser facilmente obtida usando nitrogênio líquido.
Nos supercondutores, a resistência elétrica o campo magnético no interior desses materiais é zero.
Em um post anterior foi mostrado o efeito Meissner, que ocorre quando campos magnéticos são aplicados em supercondutores.
O campo magnético do imã permanente é repelido pela cerâmica, criando uma imã "espelhado" que repele o imã original.
Os trens bala usam da levitação magnética proporcionada pelos supercondutores para reduzir o atrito (só existe atrito entre o trem e o ar), aumentando a velocidade máxima e reduzindo o consumo de energia.
Esse vídeo mostra a levitação magnética de um pequeno trem que tem pastilhas supercondutoras em seu interior e desliza sobre um trilho de imas de boro neodímio.
Nitrogênio líquido é colocado no interior do trem para diminuir a temperatura das cerâmicas (menos 196 graus Celsius), ponto onde ela já está no estado supercondutor.

Postar um comentário

Anônimo disse... 11 de outubro de 2010 às 14:28

por favor, achei muito interessante o vídeo, e como tenho que apresentar um trabalho na faculdade como tema de magnetismo, gostaria de saber se teria como me enviarem um passo a passo sobre o projeto de um trem bala, para que assim seja possível a apresentação de um projeto para a turma do mesmo. desde já agradeço.

juninho@megasimples.com.br

aguardo retorno o mais breve possível, tendo em vista que a apresentação se faz em aproximadamente 7 dias a partir de hoje, obrigado.

allan disse... 3 de dezembro de 2010 às 16:20

por favor, achei muito interessante o vídeo, e como tenho que apresentar um trabalho na curso tecnico como tema de magnetismo, gostaria de saber se teria como me enviarem um passo a passo sobre o projeto de um trem bala, para que assim seja possível a apresentação de um projeto para a turma do mesmo. desde já agradeço.

allandavyson@hotmail.com.br

aguardo retorno o mais breve possível. obrigado.

Sidnei disse... 26 de maio de 2011 às 10:01

Achei muito interessante o seu projeto, gostaria de saber quais são os tipos ímãs usados e como funciona o circuito eletrônico que regula velocidade através de um potenciômetro usado no seu projeto.
Agradeço se puder me enviar este projeto através deste email para esclarecer algumas dúvidas.

sidneijunior777@gmail.com

Obrigado.

Ciência Tube disse... 26 de maio de 2011 às 13:16

Sidnei,
O projeto não é meu. É da universidade University of Sherbrooke,
http://www.tp.physique.usherbrooke.ca/levitation/english.htm

Anônimo disse... 6 de julho de 2011 às 15:52

gostei do projeto e gostaria de saber mais sobre o mesmo, seria posivel você me enviar o projeto e ou retirar algumas duvidas?
por favor entre em contato.
rogeriohenrique8@gmail.com
rogeriorick@hotmail.com
grato!

 
Top